quarta-feira, 17 de março de 2010

O nosso projecto consiste no estudo do desenvolvimento cognitivo do ser humano, particularmente o da criança, onde se processa uma grande parte do mesmo. Baseia-se na interpretação de comportamentos desta faixa etária (dos zero aos sete anos), com o intuito de compreender os comportamentos e atitudes esperados, para que assim, depois da sua análise, seja possível entender o porquê de determinados actos.
Para pudermos desenvolver correctamente o nosso projecto, faz sentido em primeiro lugar iniciarmos com a análise teórica do nosso tema “Psicologia do Desenvolvimento” assim como de toda a teoria elaborada por Piaget, uma vez que este funciona como base de todo o nosso estudo.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda os aspectos cognitivos e motores no desenvolvimento do ser humano e as suas mudanças de comportamento relativas à idade.
Jean Piaget realizou inúmeras experiências com crianças, o que lhe permitiu obter importantes conclusões acerca do modo como se processa o desenvolvimento das mesmas. Desenvolvimento este, que dividiu em quatro estágios, considerando o intervalo de idades dos zero aos dezasseis anos, sendo estes:
→ Estádio Sensório-motor (0-18/24 meses): Durante este a actividade cognitiva baseia-se na experiência imediata através dos sentidos que interagem com o meio. Visto que a criança ainda não fala, vai ficar limitada à reacção que tem no momento, pois as crianças vêem e sentem o que está a acontecer mas não conseguem caracterizar. Define-se principalmente pela construção da imagem mental, anterior à linguagem; coordenação de meios e de fins; permanência do objecto (8-12 meses); invenção de novos meios, imagem mental e formação de símbolos (18-24 meses).

→ Estádio Pré-operatório (2-7 anos): Este estádio é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois esta apesar de ainda não efectuar acções, já usa a inteligência e pensamento. Contrariamente ao primeiro estádio, neste a criança já organiza as ideias através do processo de assimilação, acomodação e adaptação. Define-se pela função simbólica: linguagem, jogo simbólico,desenho(2-4 anos); inteligência representativa; egocentrismo-centração; pensamento mágico: animismo, realismo, finalismo, artificialismo; pensamento intuitivo (4-7 anos).

→ Estádio das Operações Concretas (7-11/12 anos): Aqui, é onde se organiza verdadeiramente o pensamento, pois a criança começa a ter capacidades para realizar acções precisando de ter a noção de realidade. Uma das actividades que poderemos elaborar neste, é com copos de água. Visto que a criança já tem a noção de quantidade, peso, espaço, tempo e classificações numéricas. Define-se pela reversibilidade mental; pensamento lógico, acção sobre o real; conceitos de tempo, de espaço e de velocidade. Já tem interiorizado algumas regras sociais e morais, por isso cumpre-as tentando proteger-se. Nesta fase, a criança começa a ter noção de grupo e de líderes. Assim sendo, começa a colocar-se no ponto de vista das outras pessoas, começando a haver diálogo. Consequentemente há uma melhor estruturação do pensamento e melhora da concentração.

→ Estádio das Operações Formais (11/12-15/16 anos): É nesta que se começa a entrada na adolescência, e assim sendo há um desenvolvimento notável nas características do pensamento. Começa a realizar raciocínios abstractos, sem recorrer à realidade. Desenvolve a sua identidade, o que poderá levar a dúvidas entre o certo e o errado. Define-se pelo pensamento abstracto; operar sobre operações, acção sobre o possivel; raciocínios hipotéticos-dedutivos; definição de conceitos e de valores; egocentrismo cognitivo.

Como tal, esta divisão facilitou a compreensão do nosso tema na medida em que, através dela, construímos uma sequência lógica e simples para o desenvolver do projecto.
Um dos problemas que acabou por surgir foi, inevitavelmente, a falta de tempo para abordar prática e teoricamente todas as fases do desenvolvimento humano. Assim sendo, optamos por trabalhar apenas dois dos quatro estágios: o sensório-motor e o pré-operatório, tendo em conta que é nestas idades que a criança adquire grande parte das competências necessárias ao seu crescimento. É durante estas fases que começa a consciencializar-se do objecto, acontece a primeira socialização, surge a primeira palavra, entre muitas acções que são, estritamente importantes na formação cognitiva, social e moral do indivíduo.
Posteriormente, foi conseguida a autorização para a interacção do grupo com as crianças do ensino pré-primário e básico do Colégio de São Gonçalo, fundamental para a execução do nosso produto final. Assim, começamos a observar algumas actividades que nos podem ser úteis, tal como a realização do desenho. A sua interpretação tem como objectivo a determinação do grau de desenvolvimento da criança. Além deste, existem actividades específicas para verificar as tarefas típicas para cada etapa de desenvolvimento, nomeadamente o sensório-motor do estádio pré-operatório.

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